sábado, 15 de março de 2014

Sobre terminar mais um ciclo


Em primeiro lugar, sou péssima para cumprir promessas relacionadas ao blog.
Em segundo, essa é uma postagem muito especial.
Na última quinta-feira, 13, tive uma das noites mais bonitas da minha vida: recebi o meu diploma de Bacharela em Comunicação, com habilitação em Jornalismo. E estavam lá as pessoas mais incríveis que eu poderia ter conhecido nesses últimos quatros, entre os colegas formandos e professores.
Confesso que alguns filmes estão passando pela minha cabeça. Um deles começa quatro anos atrás, quando eu fui para a minha primeira aula no ensino superior e termina quando eu entrei no carro, para voltar para casa, depois da solenidade.
Quatro anos vivendo e aprendendo, às vezes da pior maneira, mas sempre tirando boas lições, mesmos das experiências mais frustrantes. Sim, porque estudar na Universidade é isso: ter um monte decepções, de coisas dando errado, de pessoas que não querem colaborar. Mas também é saber que os erros nos fortalecem, quando parecem que vão nos enfraquecer.
Estudar na Universidade é criar, inventar, buscar alternativas e soluções para os mesmos problemas. É se orgulhar quando os trabalhos dão certo, ganham prêmios, têm retorno do público e não só do conceito no final do semestre. Aprendemos que não trabalhamos para nós, mas principalmente para os outros. E o retorno deles é algo essencial para a nossa satisfação profissional. Estudar na Universidade é aprender a ter essas e outras responsabilidades, já que 'comunicação não é brincadeira de criança', como ouvi inúmeras vezes nesses quatro anos.
Estudar na Universidade é aprender a admirar e respeitar professores que são extremamente importantes na nossa área de conhecimento, mas também são humanos: precisam cuidar das suas casas, famílias e questões pessoais. E ainda assim chegam antes de nós para reclamar dos nossos atrasos e deixam de dormir para corrigir nossos trabalhos.
Estar na Universidade é conhecer pessoas, dos mais diversos tipos, cores e credos. É formar panelinhas e depois se afastar delas. É fofocar entre uma aula e outra, é sentar nos bancos do Facom, esperando uma aula começar, e ouvir histórias pelos corredores, é sentar no chão para terminar de ler um texto. É criar amizades que vão durar a vida inteira, mesmo que elas tenham nascido do jeito mais maluco possível.
Estudar na Universidade é mais do que conseguir um diploma ou poder marcar 'ensino superior completo' nos questionários. É aprender dentro e fora de sala de aula. É descobrir cada dia um pouco mais de si e um pouco mais de quem queremos ser. É o primeiro passo para um grande futuro.

Um comentário:

Fernanda Pina disse...

Parabéns, coisa linda! Espero que este novo começo seja sensacional para ti e que seu novo ciclo venha com toda a força do mundo.
Te amo, irmã, tô aqui sempre!