sábado, 10 de agosto de 2013

Pausa para reflexão sobre relacionamentos

Y pienso que si no existes yo me muero,
 que en mi cabeza había un sueño y que se ha hecho realidad.
Y quiero contarle al mundo entero
que tu vida es lo que quiero, y que tu eres mi mitad.
(La suerte de mi vida- El Canto del Loco)

Até outro dia eu não entendia como as pessoas poderiam querer ficar umas com as outras para sempre, mesmo namorando por pouco tempo, mesmo se conhecendo por menos ainda. Até três meses atrás eu não sabia o que era "estar em um relacionamento sério".
Sempre acreditei que bastava duas pessoas se gostarem para ficarem juntas. Fim da história. Na prática não é bem assim: relacionamento sério não é sempre um mar de rosas, tampouco regado à vinho e queijo como nos filmes. 
Aliás, é engraçado como nos filmes o casal principal sempre tem algum (ou alguns problemas) por fatores que não envolvem eles. Um recado não dado, um relógio atrasado, um vilão (ou vilã) armando para eles não se encontrarem nunca... Acho que é por isso que eu gosto tanto dos filmes "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol" e "Antes da meia-noite": o casal principal é real, eles se conhecem, se apaixonam e, no último filme (atenção, spoiler), brigam horrores. 
Nos últimos meses também percebi que até aqueles casais que parecem ser os mais perfeitos têm os seus problemas. E que, às vezes, são realmente grandes problemas. Confesso que fico pensando se as minhas discussões com o namorado não são mínimas perto de tanta coisa que eu sei sobre os outros, mas aí percebo que cada um é cada qual. E cada qual tem os seus problemas e a sabe a grandeza ou não deles. 
A verdade é que eu parei meus trocentos trabalhos pra refletir por dez minutos onde eu fui me meter quando aceitei namorar. Sabe como é, vinte anos no clima "hoje eu tô solteira e ninguém vai me segurar", a gente acostuma e custa a entender que as coisas mudaram.
A outra verdade é que eu nunca me arrependi  de ter aceitado namorar com ele. Ao contrário, acho que nunca fui tão feliz com alguém do meu lado. Digo que ele é "la suerte de mi vida", como na música do El Canto del Loco. 
E a terceira, e última, verdade é mais uma conclusão sobre esses dez minutos de reflexão: 1) agora entendo porque os casais acreditam que vão durar para sempre, afinal, parece que a gente não precisa de mais ninguém se quem tá do nosso lado nos completa, nos abraça, nos entende; 2) estar em um relacionamento sério é um dos maiores aprendizados da vida, porque envolve conhecer o outro e, principalmente, se conhecer. 

Um comentário:

Fernanda Pina disse...

Acho que as pessoas tem que se basear em três pilares dentro de um relacionamento: respeito, amizade e compreensão. Tem que ter a noção que a paixão tem a tendência de acabar, e é aí onde muita gente se enrola e começa o drama: acha que o amor também acabou junto. Amor é muito mais do que fazer sexo toda noite com alguém, é mais do que dar presentes, do que dizer que o parceiro é seu - outro problema bem grave dos relacionamentos, a restrição da liberdade do outro. Claro, há a questão da fidelidade e lealdade, mas ninguém é dono de ninguém.
Amor pra mim são as pequenas coisas que você fez pelo outro, é perguntar como foi o seu dia, é ajudar o outro a crescer, é segurar a mão da pessoa do seu lado naqueles momentos que ela não aguenta se levantar sozinha - mesmo que ela diga que aguenta. Amor é aceitar os defeitos do outro, molda-se e moldar o outro; é ter noção que contos de fadas não existem, mas que o seu relacionamento pode muito bem ficar próximo de um; e por fim, amor não é ter que ficar pra sempre com alguém, mas tratar e cuidar do seu amado como se ele fosse partir a qualquer hora, mesmo que essa hora seja o pra sempre.