sábado, 24 de agosto de 2013

O fim está próximo

Quinta-feira eu fui à solenidade de formatura da turma de Medicina da UFPA. Meu namorado ficou emocionado porque há um ano ele se formou. Eu fiquei emocionada porque daqui a uns cinco meses serei eu a me formar.
Ok, eu realmente tenho dito "graças a Deus" toda vez que alguém diz "ah, então tu terminas o curso no final do ano" porque não consigo mais conviver com algumas pessoas da faculdade. Mas também sinto alguma nostalgia tomar conta de mim desde já. Acho que eu escrevi sobre essa sensação quando cheguei na Universidade esse ano , no dia da Aula Magna dos calouros de 2013. 
Na verdade, no momento, o que eu sinto é menos nostalgia e mais desespero. Eu e meus colegas de turma temos uns três meses para estudar, escrever, entregar e apresentar o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Queria poder dizer pra gente ficar calmos, que tudo vai dar certo, mas eu não consigo. Sinto que vou entrar em pânico toda vez que olho para os meus livros. 

Fora esse pânico e fora algumas pessoas, não tenho do que reclamar da Faculdade. Embora eu nunca tenha ido pra um churrasco da turma ou achar que não vivi tudo o que poderia ter vivido ali, aprendi um bocado de coisas, principalmente no que diz respeito a se virar sozinha. Ou com uma boa equipe. Ou, o que é melhor, com bons amigos. 
Amigos são um caso a parte naquela Faculdade. Têm os que já se formaram, têm os que vão se formar só no ano que vem, os de outros cursos... Mas os que têm sido mais importantes são aqueles que vão formar junto. Mesmo alguns não tão próximos como antes, a gente se entende, sabe do mesmo desespero. Desespero tem sido palavra de ordem pra minha turma de 2010 HAHAHA.
Enfim, eu só queria desejar boa sorte e bons estudos aos meus amigos e colegas. Dizer que serão meses tensos, o fim está chegando. O fim de um ciclo de nossas vidas que, com certeza, vai deixar muita saudade.

sábado, 10 de agosto de 2013

Pausa para reflexão sobre relacionamentos

Y pienso que si no existes yo me muero,
 que en mi cabeza había un sueño y que se ha hecho realidad.
Y quiero contarle al mundo entero
que tu vida es lo que quiero, y que tu eres mi mitad.
(La suerte de mi vida- El Canto del Loco)

Até outro dia eu não entendia como as pessoas poderiam querer ficar umas com as outras para sempre, mesmo namorando por pouco tempo, mesmo se conhecendo por menos ainda. Até três meses atrás eu não sabia o que era "estar em um relacionamento sério".
Sempre acreditei que bastava duas pessoas se gostarem para ficarem juntas. Fim da história. Na prática não é bem assim: relacionamento sério não é sempre um mar de rosas, tampouco regado à vinho e queijo como nos filmes. 
Aliás, é engraçado como nos filmes o casal principal sempre tem algum (ou alguns problemas) por fatores que não envolvem eles. Um recado não dado, um relógio atrasado, um vilão (ou vilã) armando para eles não se encontrarem nunca... Acho que é por isso que eu gosto tanto dos filmes "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol" e "Antes da meia-noite": o casal principal é real, eles se conhecem, se apaixonam e, no último filme (atenção, spoiler), brigam horrores. 
Nos últimos meses também percebi que até aqueles casais que parecem ser os mais perfeitos têm os seus problemas. E que, às vezes, são realmente grandes problemas. Confesso que fico pensando se as minhas discussões com o namorado não são mínimas perto de tanta coisa que eu sei sobre os outros, mas aí percebo que cada um é cada qual. E cada qual tem os seus problemas e a sabe a grandeza ou não deles. 
A verdade é que eu parei meus trocentos trabalhos pra refletir por dez minutos onde eu fui me meter quando aceitei namorar. Sabe como é, vinte anos no clima "hoje eu tô solteira e ninguém vai me segurar", a gente acostuma e custa a entender que as coisas mudaram.
A outra verdade é que eu nunca me arrependi  de ter aceitado namorar com ele. Ao contrário, acho que nunca fui tão feliz com alguém do meu lado. Digo que ele é "la suerte de mi vida", como na música do El Canto del Loco. 
E a terceira, e última, verdade é mais uma conclusão sobre esses dez minutos de reflexão: 1) agora entendo porque os casais acreditam que vão durar para sempre, afinal, parece que a gente não precisa de mais ninguém se quem tá do nosso lado nos completa, nos abraça, nos entende; 2) estar em um relacionamento sério é um dos maiores aprendizados da vida, porque envolve conhecer o outro e, principalmente, se conhecer.