domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sobre o Oscar

Domingo chuvoso, noite de Oscar. 
Acho que o único resultado que me interessa é quem vai ganhar em "melhor animação". Estou torcendo muito por "Valente". Me apaixonei pelo filme e tô tentando, desde então, transformar esse sentimento em um resultado concreto de alguma coisa. Provavelmente um trabalho acadêmico. 
Não tenho como fazer apostas para o Oscar, afinal, não acompanhei os filmes concorrentes. Assisti "As aventuras de Pi" e gostei. Mas depois fiquei chateada com a história de que Yann  Martel, autor do livro "Life of Pi" foi acusado de plagiar o livro "Max e os felinos", do Moacyr Scliar. Li, mas não sei se é verdade, que o autor de "Life of Pi" disse que a ideia do livro foi 'mal aproveitada pela autor brasileiro'. Agora, já li que ele partiu da mesma premissa de Scliar e inseriu uma nota sobre isso no começo do livro. 
Acho que fiquei chateada por não ter lido a história do Scliar antes. Conheci o trabalho desse autor na escola, lamento não ter buscado outras coisas na época. Ou agora. Acho que realmente preciso buscar mais informações sobre meu lugar de origem. 
Todo mundo fala sobre o filme "Amor". Morri de vontade de assistir quando estreou, mas depois muita gente me disse que é triste, depressivo, não-recomendado para quem tem parentes idosos etc etc. Desisti da ideia. Segui as recomendações. Talvez esse não seja o momento para assistir um longa desse tipo.
Ah, também estou torcendo (e muito!) pela Anne Hathaway. Ela está concorrendo na categoria "melhor atriz  coadjuvante" em "Os miseráveis". Também não assisti ao filme, mas torço porque sou fã e admiro muito o trabalho dela. Isso inclui desde "O diário da princesa", passando por "O diabo veste Prada" até "Amor e outras drogas", que eu assisti de novo ontem. Tem também um outro filme em que ela é uma patricinha que se envolve com gangues, cujo nome eu não vou lembrar agora.
Falta pouco para a cerimônia começar. Ficam aqui meus poucos e sinceros palpites. E que eu esteja mais informada na premiação do ano que vem.