sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sobre o CsF e outras coisas

Outro dia fiquei pensando, com meus botões e com uns amigos, que a nossa geração é, provavelmente, a que mais passou por despedidas de amigos que foram para intercâmbio. Lá na Faculdade, conheço vários que estão fora do país, aproveitando a oportunidade de morar sozinho em um país estrangeiro. Um dos meus melhores amigos também está passando por isso, do outro lado do oceano.
Acho que viajar é uma das experiências mais incríveis que a gente pode viver. Ter a oportunidade de morar por um longo período de tempo em outro lugar, então! Atualmente, o Ciências sem Fronteiras é um dos responsáveis por mandar estudantes pra fora do país. De acordo com o site oficial do governo, o CsF é "um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional." (Olha lá: Ciências sem Fronteiras).
Louvável a iniciativa do governo, certo? Sim. Mas até que ponto? Quer dizer: estudantes brasileiros estão por todo mundo estudando e aprendendo novas coisas, com bolsas pagas pelo governo, entenda, com o nosso dinheiro arrecado por meio de impostos. E qual o nosso retorno nessa história toda? 
Se daqui a dez anos essas pessoas que foram para o intercâmbio ajudarem a erradicar a pobreza, melhorar os postos de saúde da cidade, promover uma sociedade igualitária etc etc, irei aplaudir de pé os retornos, mesmo a longo prazo, da proposta. Agora, se nada disso acontecer, traz todo mundo de volta e investe na educação aqui dentro!
Discuto sobre o programa, mas isso é algo que eu vejo desde que eu entrei na faculdade: gente que desperdiça a chance de estudar em uma instituição pública e não valoriza que o dinheiro que banca elas ali dentro é fruto de uma enorme arrecadação de impostos, de gente que, mesmo sem saber, espera que a graduação ou pós nos torne capazes de melhorar o país em que vivemos.
E por essas e outras razões que precisamos fazer as coisas também pensando nos outros, ainda mais quando o assunto envolve dinheiro público. Do contrário, estaremos apenas nos beneficiando do dinheiro dos outros, como fazem os políticos do Congresso Nacional que tanto criticamos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Aos calouros, com carinho

Acho que em 2030 eu vou ouvir o listão da UFPA e me emocionar como se fosse a primeira vez. Aliás, como se eu estivesse esperando o meu nome ser lido pelos locutores de rádio. Sinceramente, não consigo lembrar de emoção tão grande, doce e feliz como aquela de saber que fui aprovada no vestibular.
É bom, né? Saber que todas as horas intermináveis de estudo valeram a pena. E aproveitar a festa, então? Beber, pular, cantar, gritar, sorrir, abraçar as pessoas, ficar sujo na porta de casa... 
Então, calouros UFPA 2013, sejam bem-vindos. E aproveitem ao máximo o ensino oferecido pela Universidade, professores e colegas de curso. Em especial, sejam bem-vindos os calouros de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), espero conhecer todos em breve e mostrar o que temos de melhor!
No mais, dicas de leitura sobre o tema (((: