domingo, 17 de maio de 2009

O mundo real

Minha amiga de infância engravidou cedo e agora tem uma filha de dez meses. Uma garota que estudou na minha sala ano passado está grávida. Uma outra, também da escola, mais nova do que as duas anteriores também anda com um bebê de colo.
O fim do mundo? Não, o mundo real, mesmo.
Vi outro dia, na porta da escola, alguns alunos fumando. E não parecia ser cigarro. Soube que em festinhas promovidas por um aluno da escola, rola alcool e maconha. Soube, até, que em uma dessas festinhas, alguns alunos foram parar no Juizado de Menores.
Antes, tudo isso parecia tão distante de mim. Meus amigos, as pessoas que eu via todos os dias eram pessoas boas. Eu podia ver o futuro brilhante que cada um teria. Agora, a realidade do sexo e das drogas está ao meu redor.
É estranho, um dia, acordar e ver o mundo real. É, faz parte do crescer, sei lá. Um dia a gente olha pro lado e vê, aquela garota, que tinha cara de cdf, que você olhava e pensava "essa vai passar de primeira no vestibular e com a melhor colocação", envolvida com pessoas cujo passado não é dos melhores.
Um dia a gente percebe que todas aquelas histórias de novelas de gravidez na adolescência, drogas, sexo, festinhas-não-vigiadas, que "só acontece com os outros", estão tão próximos de nós, que se fossem feitos de matéria, poderíamos tocar.
Não sei o que vai acontecer com essas pessoas. Espero que um dia elas percebam que não fizeram o melhor para si e tentem mudar.